O advogado é o profissional que representa indivíduos, empresas e instituições e defende seus interesses, usando como ferramentas a Constituição e as demais leis do país. Para ser advogado, depois de formado bacharel em Direito, é preciso passar no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
As possibilidades de especialização são enormes. O advogado pode defender seus clientes nos campos civil, penal, trabalhista, tributário, comercial, previdenciário, entre outros. Para isso, pode atuar no departamento jurídico de uma empresa, abrir um escritório próprio ou associar-se a um existente. Em contrapartida, tem a instabilidade de emprego, comum aos profissionais liberais.
Tornar-se advogado é uma das possibilidades de carreira do bacharel em Direito, um curso que dura, em média, cinco anos. A outra opção é a carreira jurídica, pela qual o profissional pode se tornar delegado de polícia, promotor de justiça, juiz, procurador e desembargador. A vantagem dessa carreira são empregos estáveis, com rendimento fixo. A desvantagem reside na dificuldade de passar nos concursos públicos, muito disputados.
Durante o curso, o aluno vai aprender Direito Civil, Direito Internacional, Direito Comercial, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Clássico e Teoria do Direito, Direito Constitucional, Filosofia, Finanças e Medicina Legal, entre outras disciplinas.
Atualmente, estão em alta no mercado de trabalho as especializações em Direito ambiental, do consumidor, comercial e internacional. Juiz e promotor também têm espaço e são carreiras estáveis e de excelente remuneração.
O salário inicial de um advogado é de R$ 1.871,95 (com até um ano de inscrição na OAB, segundo o Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo). Já os vencimentos de um juiz federal giram em torno de R$ 21 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário